REFERÊNCIAS
minhas

Um garoto que aprende com seu avô a maestria da cerâmica. O avô apenas mostra que ele precisa aprender a aprender a arte da argila, como qualquer coisa da vida. Mostra como faz e o neto o imita, mas realiza da sua própria maneira. Mostra como se aprender a ver, como se aprender a lidar com as emoções.
APRENDER A APRENDER

Sobre a chama de potência que cada criança nasce; que podemos alimentar a curiosidade e manter a força dessa paixão; que há desafios, pressões, inseguranças; e os professores e a família podem proteger essa chama.
GUARDIÕES DA CHAMA

O documentário independente “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que ocorrem pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.
QUANDO SINTO QUE JA SEI

Ana Thomaz conta como todos nós nos desconectamos da nossa potência. Explica como reconectar e trabalhar em nós tudo que nos chega, e entrar no novo paradigma, do ganha - ganha. Sobre nos relacionar com nossas emoções, que ficam estagnadas mentalmente, quando controlamos a ação -- ao invés disso, podemos colocar a emoção pra fluir, no fluxo da auto responsabilização.
ANA THOMAZ FALA SOBRE COMO RECONECTAR A POTÊNCIA NO NOVO PARADIGMA

Aprendizagem ativa: fundamentos, atravessamentos e experiências. Aprendizagem: circuitos de sistema nervoso se reorganizando, comportamento se modificando. Um tipo específico de aprendizagem, apenas com o uso do sistema deliberativo cerebral (atenção executiva), é capaz de ser uma aprendizagem ativa.
APRENDIZAGEM ATIVA: fundamentos, atravessamentos e experiências | Ramon Moreira Cosenza - UFMG

Sobre o processo de transformação contínua dentro dos educandos e dos educadores; sobre acompanhar a necessidade das crianças e adolescentes sem precisar intervir; sobre criar os ambientes favoráveis e observar as experiências sem julgamento ou expectativas. “As crianças tendo cuidado em seus processos naturais, são autônomas, seguras, decididas e conhecem seus limites.
PEDAGOGIA VIVA: Processo de Transformação Contínua | Talita Moser | TEDxBlumenauSalon
https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/9.-Pedagogia-da-Autonomia.pdf
https://acasaredonda.com.br/artigos
https://www.scribd.com/document/364536334/Cap-3-Aprendizagem-Pluralista-Yaacov-Hecht
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt