top of page
REFERÊNCIAS
minhas
5647b8d2-5623-4b0e-b570-106c45e9b347.jpg

Um garoto que aprende com seu avô a maestria da cerâmica. O avô apenas mostra que ele precisa aprender a aprender a arte da argila, como qualquer coisa da vida. Mostra como faz e o neto o imita, mas realiza da sua própria maneira. Mostra como se aprender a ver, como se aprender a lidar com as emoções.

APRENDER A APRENDER
d43ee67c-1578-4ac5-86c4-86ed0793c00f.jpg

Sobre a chama de potência que cada criança nasce; que podemos alimentar a curiosidade e manter a força dessa paixão; que há desafios, pressões, inseguranças; e os professores e a família podem proteger essa chama. 

GUARDIÕES DA CHAMA
66ba8166-8868-4e6a-81cf-75ba2d7050a2.jpg

O documentário independente “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que ocorrem pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

QUANDO SINTO QUE JA SEI
dragon circulo.jpg

Ana Thomaz conta como todos nós nos desconectamos da nossa potência. Explica como reconectar e trabalhar em nós tudo que nos chega, e entrar no novo paradigma, do ganha - ganha. Sobre nos relacionar com nossas emoções, que ficam estagnadas mentalmente, quando controlamos a ação -- ao invés disso, podemos colocar a emoção pra fluir, no fluxo da auto responsabilização.

ANA THOMAZ FALA SOBRE COMO RECONECTAR A POTÊNCIA NO NOVO PARADIGMA
310abd9f-fbeb-43b9-a468-27fcf5c0c85a.jpg

Aprendizagem ativa: fundamentos, atravessamentos e experiências. Aprendizagem: circuitos de sistema nervoso se reorganizando, comportamento se modificando. Um tipo específico de aprendizagem, apenas com o uso do sistema deliberativo cerebral (atenção executiva), é capaz de ser uma aprendizagem ativa.

APRENDIZAGEM ATIVA: fundamentos, atravessamentos e experiências | Ramon Moreira Cosenza - UFMG
20191024_111820.jpg

Sobre o processo de transformação contínua dentro dos educandos e dos educadores; sobre acompanhar a necessidade das crianças e adolescentes sem precisar intervir; sobre criar os ambientes favoráveis e observar as experiências sem julgamento ou expectativas. “As crianças tendo cuidado em seus processos naturais, são autônomas, seguras, decididas e conhecem seus limites.

PEDAGOGIA VIVA: Processo de Transformação Contínua | Talita Moser | TEDxBlumenauSalon
bottom of page