top of page
como fazemos 2.jpeg
como fazemos 1.jpeg
como fazemos 4.jpeg
como fazemos 3.jpeg
Imagem inspiradora sobre educação
Imagem inspiradora sobre educação
PROPÓSITOS
Benefícios cultivados nas
jornadas

Há mais de 15 anos, a Tenda Terra Educadora desenha trilhas de aprendizagem que transcendem a simples avaliação de conteúdo e a memorização automática. Nosso propósito é proporcionar percursos educativos vivos, capazes de transformar o aprendizado em uma experiência prazerosa.

 

Entre os benefícios cultivados ao longo dessa jornada, destacam-se:


Autonomia intelectual e emocional: O educando desenvolve independência, disciplina e um posicionamento sólido diante dos desafios da vida e da escola.

Autoconfiança enraizada: Superação de bloqueios e medos, com fortalecimento da inteligência emocional e autoestima consistente.

Encantamento pelo conhecimento: Aulas dinâmicas que despertam curiosidade e prazer ao aprender.

Criatividade e expressão autêntica: Estímulo contínuo à inovação, à comunicação consciente e à autoria.

Concretização de sonhos e metas: Alinhamento entre singularidades e objetivos, gerando satisfação pessoal e segurança.

pilares do percurso.png
METODOLOGIA
Escolhendo formas de
fazer educação

Pedagogia por Projetos: O educando escolhe ou co-constrói um projeto que nasce de um centro de interesse real. O conteúdo se conecta à sua vida, à sua comunidade, à natureza, aos desafios sociais e humanos. A aprendizagem acontece de forma significativa e contextualizada.


O Saber da Experiência: Conhecimento que parte da vivência, da prática, e só depois se aprofunda em teorias e conceitos. Aprender com o corpo, com os sentidos, com os erros, com as relações.
Referência: Jorge Larrosa.

Currículo expandido e integrado: A aprendizagem vai além das disciplinas. Os conteúdos dialogam entre si e com o mundo. Integram saberes científicos, culturais, artísticos, éticos e socioemocionais, em um percurso que respeita o tempo de cada um.

Roteiros de Estudo: Os tutores criam ou co-criam com o tutorando trilhas temáticas que organizam o percurso de aprendizagem. São percursos vivos e flexíveis, com desafios e descobertas.

Paleta de inteligências e suas diversidades: Utilizamos referências como as Inteligências Múltiplas (Gardner), Inteligência Emocional, Inteligência Espiritual e Ecológica. Cada educando explora suas potências e reconhece outras formas de aprender e existir no mundo.

Habilidades de Comunicação: Escuta ativa, expressão assertiva e diálogo criativo como partes essenciais do aprender. A comunicação torna-se ferramenta para pensar melhor, se relacionar melhor consigo, com o outro e com o conhecimento.

Psicologia Positiva: Ao invés de focar apenas nas dificuldades, ampliamos o olhar para aquilo que funciona, inspira e fortalece. Valorizamos as emoções construtivas, os pontos fortes e as relações saudáveis como caminhos para uma aprendizagem mais engajada, leve e significativa.

Avaliação Autêntica: A avaliação deixa de ser um fim e passa a ser parte do processo. Um diálogo contínuo que valoriza a escuta, a reflexão e o crescimento. Avaliar é acolher o que foi vivido, identificar sentidos, propor novos movimentos e celebrar conquistas.

CARDÁPIO DE RECURSOS DISPONÍVEIS
Revelando algumas ferramentas

“Perguntas Organizadoras”: Questões mais direcionadas e específicas, que apoiam o educando na percepção do próprio processo de aprendizagem (metaaprendizagem). São utilizadas para clarear objetivos, identificar dúvidas, organizar o raciocínio, ampliar a reflexão e estruturar o estudo autônomo. Podem ser usadas antes, durante ou após uma atividade, funcionando como bússolas internas que ajudam a dar sentido.

“Caderno Vivo”: Um espaço de experimentação livre, que integra estudo, arte, reflexão e autoria. Pode ser físico ou digital, e é construído de maneira única por cada tutorando.

Dinâmica Dragon Dreaming: Técnica de construção de projetos colaborativos baseada em sonhos, planejamento participativo, ação e celebração. Desenvolve visão sistêmica e corresponsabilidade.

LUDO: Jogamos jogos de tabuleiro, desafios ou criamos jogos autorais. Aprender brincando, com estratégia e diversão.

Atividades e exercícios personalizados: Selecionados com cuidado para atender a cada tutorando, considerando seus objetivos, estilo de aprendizagem e contexto atual.

Ferramentas da Educomunicação: Produção de mídias educativas (vídeo, podcast, fanzine, etc.) como forma de comunicar saberes e desenvolver autoria, pensamento crítico e expressão multimodal.

COMO
FAZEMOS
bottom of page