
PROPÓSITOS
Benefícios cultivados nas
jornadas
Há mais de 15 anos, a Tenda Terra Educadora desenha trilhas de aprendizagem que transcendem a simples avaliação de conteúdo e a memorização automática. Nosso propósito é proporcionar percursos educativos vivos, capazes de transformar o aprendizado em uma experiência prazerosa.
Entre os benefícios cultivados ao longo dessa jornada, destacam-se:
Autonomia intelectual e emocional: O educando desenvolve independência, disciplina e um posicionamento sólido diante dos desafios da vida e da escola.
Autoconfiança enraizada: Superação de bloqueios e medos, com fortalecimento da inteligência emocional e autoestima consistente.
Encantamento pelo conhecimento: Aulas dinâmicas que despertam curiosidade e prazer ao aprender.
Criatividade e expressão autêntica: Estímulo contínuo à inovação, à comunicação consciente e à autoria.
Concretização de sonhos e metas: Alinhamento entre singularidades e objetivos, gerando satisfação pessoal e segurança.

METODOLOGIA
Escolhendo formas de
fazer educação
Pedagogia por Projetos: O educando escolhe ou co-constrói um projeto que nasce de um centro de interesse real. O conteúdo se conecta à sua vida, à sua comunidade, à natureza, aos desafios sociais e humanos. A aprendizagem acontece de forma significativa e contextualizada.
O Saber da Experiência: Conhecimento que parte da vivência, da prática, e só depois se aprofunda em teorias e conceitos. Aprender com o corpo, com os sentidos, com os erros, com as relações.
Referência: Jorge Larrosa.
Currículo expandido e integrado: A aprendizagem vai além das disciplinas. Os conteúdos dialogam entre si e com o mundo. Integram saberes científicos, culturais, artísticos, éticos e socioemocionais, em um percurso que respeita o tempo de cada um.
Roteiros de Estudo: Os tutores criam ou co-criam com o tutorando trilhas temáticas que organizam o percurso de aprendizagem. São percursos vivos e flexíveis, com desafios e descobertas.
Paleta de inteligências e suas diversidades: Utilizamos referências como as Inteligências Múltiplas (Gardner), Inteligência Emocional, Inteligência Espiritual e Ecológica. Cada educando explora suas potências e reconhece outras formas de aprender e existir no mundo.
Habilidades de Comunicação: Escuta ativa, expressão assertiva e diálogo criativo como partes essenciais do aprender. A comunicação torna-se ferramenta para pensar melhor, se relacionar melhor consigo, com o outro e com o conhecimento.
Psicologia Positiva: Ao invés de focar apenas nas dificuldades, ampliamos o olhar para aquilo que funciona, inspira e fortalece. Valorizamos as emoções construtivas, os pontos fortes e as relações saudáveis como caminhos para uma aprendizagem mais engajada, leve e significativa.
Avaliação Autêntica: A avaliação deixa de ser um fim e passa a ser parte do processo. Um diálogo contínuo que valoriza a escuta, a reflexão e o crescimento. Avaliar é acolher o que foi vivido, identificar sentidos, propor novos movimentos e celebrar conquistas.
CARDÁPIO DE RECURSOS DISPONÍVEIS
Revelando algumas ferramentas
“Perguntas Organizadoras”: Questões mais direcionadas e específicas, que apoiam o educando na percepção do próprio processo de aprendizagem (metaaprendizagem). São utilizadas para clarear objetivos, identificar dúvidas, organizar o raciocínio, ampliar a reflexão e estruturar o estudo autônomo. Podem ser usadas antes, durante ou após uma atividade, funcionando como bússolas internas que ajudam a dar sentido.
“Caderno Vivo”: Um espaço de experimentação livre, que integra estudo, arte, reflexão e autoria. Pode ser físico ou digital, e é construído de maneira única por cada tutorando.
Dinâmica Dragon Dreaming: Técnica de construção de projetos colaborativos baseada em sonhos, planejamento participativo, ação e celebração. Desenvolve visão sistêmica e corresponsabilidade.
LUDO: Jogamos jogos de tabuleiro, desafios ou criamos jogos autorais. Aprender brincando, com estratégia e diversão.
Atividades e exercícios personalizados: Selecionados com cuidado para atender a cada tutorando, considerando seus objetivos, estilo de aprendizagem e contexto atual.
Ferramentas da Educomunicação: Produção de mídias educativas (vídeo, podcast, fanzine, etc.) como forma de comunicar saberes e desenvolver autoria, pensamento crítico e expressão multimodal.